Câmara Municipal de Engenheiro Coelho/SP

Agosto Dourado. Mês de incentivo a amamentação em Engenheiro Coelho

Campanha visa conscientizar as mamães sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida de uma criança

Publicado em: 02 de agosto de 2019

O Agosto Dourado simboliza uma campanha social que visa conscientizar as mamães sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida de uma criança. Mamães já estão por dentro do assunto e entendem que a amamentação é a base da vida.

A Campanha Agosto Dourado é reconhecida em mais de 120 países e promovida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). No Brasil, a ação foi ampliada e determinada através da Lei 13.435, desde 2017. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), em nosso país apenas 38,6% das crianças com até seis meses de idade é alimentada exclusivamente com leite materno. Ainda conforme o levantamento,  800 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se todas as crianças fossem amamentadas desde o nascimento até os dois anos de idade.

Segundo os profissionais da saúde, o aleitamento materno está diretamente relacionado com a saúde e bem-estar dos bebês nos primeiros anos de vida. Portanto, recomenda-se que os pequenos sejam amamentados até os dois anos de idade. Além disso, é recomendado que até os seis meses de vida essa seja a única forma de alimentação deles. Muitas vezes as mamães tem dificuldades na amamentação. Para isso, é preciso que elas tenham acesso à informações e profissionais da saúde que podem auxilias-las em possíveis dificuldades.

Luana Almeida teve problemas na hora de alimentar o pequeno Lucas. Mãe de primeira viagem, ela pediu ajuda ao médico e a consulta foi primordial para que ela conseguisse amamentar corretamente o filho. “Eu sentia muita dor e parecia que ele não conseguia mamar. Ele não ganhava peso e fui ficando desesperada até conseguir falar com um profissional. Mesmo eu relatando toda a situação e querendo impor um outro leite, com medo do meu filho adoecer, ele explicou a importância do meu leite e me disse para tentar mais um pouco com as recomendações antes de partir para outra forma. Foi dolorido mo início, mas consegui e depois tudo melhorou sem precisar outro tipo de leite”, conta Luana.

A ideia deste mês é mostrar a importância do leite materno para a saúde do bebê e incentivar as mães a amamentarem durante mais tempo. O aleitamento materno é benéfico não só para o bebê crescer com vida e saúde como também para a mãe, pois minimiza o risco dela desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, fortalece os laços afetivos da mamãe com o bebê.


Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL

Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Informativo